Tempestade Gabrielle: IPMA aguarda novo agravamento da tempestade

🕒 2025-09-26


A tempestade Gabrielle está a atravessar o arquipélago dos Açores, com especial incidência no Grupo Central, que neste momento se encontra no centro da tempestade, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As autoridades alertam para uma possível nova intensificação do vento nas próximas horas, com rajadas que poderão atingir os 130 km/h, marcando o ponto mais crítico desta passagem.


Na ilha de São Miguel, aguarda-se ainda precipitação intensa e rajadas de vento até 120 km/h, mantendo-se o alerta para possíveis ocorrências associadas ao agravamento das condições meteorológicas.
Já na ilha Terceira, o concelho de Angra do Heroísmo registou até ao momento duas ocorrências relacionadas com o mau tempo. Nas Lajes, foi registada uma rajada de 106 km/h. O ponto mais extremo, no entanto, ocorreu na Serra de Santa Bárbara, a 1021 metros de altitude, onde os sensores registaram uma rajada impressionante de 185 km/h, com ventos constantes de 85 km/h.
A situação é significativamente mais calma na ilha de Santa Maria, onde se regista, por agora, vento fraco e precipitação ligeira, sem qualquer ocorrência reportada. Tal como previsto pelo IPMA, esta é a ilha que menos está a sentir os efeitos da tempestade Gabrielle.
As autoridades apelam à população para manter a vigilância, seguir as recomendações da Proteção Civil e evitar deslocações desnecessárias enquanto persistirem as condições adversas.




MTop | Foto: IPMA









Rádio MTop © 2025 | Fala Connosco | Ficha Técnica | Estatuto Editorial | Política de Privacidade

powered by Tecpromo