Segundo os mais recentes modelos meteorológicos, Gabrielle deverá passar muito próximo, ou mesmo sobre, o Grupo Central do arquipélago dos Açores, mantendo a intensidade de furacão. As condições meteorológicas nas ilhas dos Grupos Central e Oriental deverão agravar-se significativamente em relação ao inicialmente previsto.
Os primeiros efeitos deverão começar a sentir-se no final do dia de hoje, quinta-feira.
Previsões por grupos:
Grupo Ocidental: Precipitação forte, vento com rajadas até 130 km/h (de sul, rodando para norte), e ondulação com altura significativa entre 8 a 10 metros. Ondas máximas podem atingir entre 14 a 18 metros.
Grupo Central: Espera-se precipitação forte, vento com rajadas que poderão atingir os 200 km/h (de sul, rodando para noroeste) e ondulação com alturas semelhantes às do Grupo Ocidental, entre 8 a 10 metros, com ondas máximas até 18 metros.
Grupo Oriental: Precipitação por vezes forte, rajadas de vento entre 100 a 120 km/h, e ondulação até 9 metros de altura significativa.
As autoridades apelam à população para que siga atentamente os comunicados oficiais e tome todas as precauções necessárias.
Caso se justifique, será emitida uma atualização deste comunicado ainda durante o dia de hoje.
MTop | Foto: Windy
|