A declaração foi feita durante uma visita à União de Cooperativas de Lacticínios de São Jorge (UNIQUEIJO), onde o dirigente enalteceu o percurso de modernização e crescimento da cooperativa. “A UNIQUEIJO soube evoluir ao longo dos anos”, destacou, apontando a diversificação dos formatos e tempos de cura, incluindo o recente queijo de cura prolongada, como exemplo da capacidade de adaptação e de valorização da produção.
Luís Garcia salientou ainda o papel estratégico da cooperativa na economia e coesão da Região. Atualmente, a UNIQUEIJO reúne 260 produtores de leite associados, emprega 160 trabalhadores e assegura uma produção anual de 230 mil queijos, números que, segundo o Presidente do Parlamento açoriano, “sustentam a economia local, valorizam o trabalho de centenas de famílias e projetam São Jorge e os Açores além-fronteiras”.
Considerando o queijo de São Jorge “um verdadeiro embaixador da Região”, Luís Garcia sublinhou que cada unidade exportada “transmite não apenas a qualidade do produto, mas também a tradição e a cultura açoriana, refletindo o esforço e a dedicação de todos os produtores e colaboradores da cooperativa”.
MTop | Foto: ALRAA
|