Saúde mental é o tema central dos Jogos Desportivos Escolares 2025/2026 nos Açores
🕒 2025-11-04
A secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, anunciou que a saúde mental será o tema central dos Jogos Desportivos Escolares 2025/2026, sob o lema “Corpo Ativo, Mente Feliz”, destacando o papel do desporto na promoção do bem-estar e equilíbrio emocional entre os alunos.
|
O anúncio foi feito durante o Conselho Regional de Desporto Escolar, realizado a 24 de outubro, no auditório da Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada, segundo uma nota de imprensa divulgada esta quarta-feira pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto.
Durante a sessão, Sofia Ribeiro sublinhou a importância de “valorizar o desporto como ferramenta pedagógica para a formação de alunos mais equilibrados, saudáveis e felizes”.
A governante destacou ainda os “progressos significativos” alcançados no desporto escolar dos Açores, apontando o aumento da participação de alunos e escolas em modalidades como o Corta-Mato e os Megas Escolares, nas fases de ilha, regional e nacional.
No ano letivo anterior, os Açores conquistaram quatro medalhas nacionais no Corta-Mato escolar — uma de ouro, uma de prata e duas de bronze —, resultado que Sofia Ribeiro considerou “motivo de orgulho e reflexo do trabalho desenvolvido nas escolas e pelas equipas docentes”.
Durante o encontro, foi também lançado um desafio às escolas organizadoras das fases dos Jogos Desportivos para incluir atividades não competitivas, em parceria com associações desportivas locais e com a comunidade.
Estas iniciativas, explica a tutela, “visam celebrar o desporto como espaço de inclusão, bem-estar e aprendizagem, promovendo o movimento, o convívio e o prazer de participar”.
O calendário do Desporto Escolar 2025/2026 encerrará com a atividade “DEA: Energia que inspira!”, que pretende celebrar “o percurso, o empenho e os valores vivenciados ao longo do ano no âmbito do Desporto Escolar”.
O evento final terá caráter rotativo entre concelhos e ilhas e contará com a participação da comunidade educativa, autarquias, associações desportivas e outros parceiros da sociedade civil, reforçando a ligação entre escola, desporto e comunidade.
MTop | Foto: GRA
|