Governo dos Açores operacionaliza adiantamento de salários na Base das Lajes

🕒 2025-11-03


O Governo Regional dos Açores está a implementar uma solução junto da banca para adiantar os salários em atraso aos trabalhadores da Base das Lajes, na ilha Terceira, mas os encargos da operação serão suportados pelo Governo da República, revelou o vice-presidente do executivo açoriano, Artur Lima.


Em declarações à nossa redação, Artur Lima explicou que a medida permitirá adiantar uma quinzena e quatro dias de salário líquido aos trabalhadores, com o valor a ser pago pela instituição bancária. Posteriormente, os funcionários reembolsarão a entidade bancária quando receberem os salários em atraso.

O atraso deve-se à suspensão temporária e não remunerada de funcionários públicos norte-americanos, resultante da paralisação parcial da administração federal dos EUA, devido à não aprovação do orçamento do país. A quinzena de 17 de outubro foi paga com cortes e a de 27 de outubro ainda não foi liquidada.

Segundo Artur Lima, cerca de 60 trabalhadores já receberam o salário integral, restando apurar quantos pretendem recorrer a esta solução e o montante total envolvido. O vice-presidente do Governo Regional adiantou que espera ter uma proposta final apresentável à Comissão Representativa dos Trabalhadores (CRT) até terça ou quarta-feira da próxima semana.

O responsável sublinhou que o Governo dos Açores está apenas a operacionalizar o processo, enfatizando que a responsabilidade inicial é do Estado norte-americano e, em seguida, do Governo da República portuguesa. “É claro que o Governo dos Açores não podia deixar os trabalhadores à mercê destas disputas entre dois Estados que têm obrigação, em primeiro lugar, de resolver”, afirmou.

O atraso nos salários na Base das Lajes é conhecido há cerca de três semanas, e a questão já motivou intervenções de sindicatos, partidos políticos e do Governo Regional junto do Governo da República.

Questionado sobre a demora na resolução do problema, Artur Lima disse que a responsabilidade é do Ministério dos Negócios Estrangeiros, acrescentando que ainda não obteve resposta à carta enviada ao ministro.




MTop | Foto: RP/MTop









Rádio MTop © 2025 | Fala Connosco | Ficha Técnica | Estatuto Editorial | Política de Privacidade

powered by Tecpromo