Na Madalena, a autarquia criou uma brigada noturna de salvamento, que se reúne esta quinta-feira nos Paços do Concelho para percorrer as zonas onde é mais frequente a aglomeração e o atropelamento de cagarros. As patrulhas decorrerão todas as quintas-feiras, com os voluntários a resgatar aves em perigo, que serão posteriormente libertadas em segurança junto ao mar.
Já o Município das Lajes do Pico, em colaboração com as Juntas de Freguesia, promove Brigadas de Salvamento de Cagarros em cada freguesia, abertas à participação pública. A autarquia disponibilizará uma viatura de apoio às equipas de voluntários, que atuarão às sextas-feiras à noite, em conjunto com os Montanheiros e o Agrupamento 770 das Lajes do Pico.
Para facilitar o trabalho das brigadas, estão disponíveis caixas de salvamento de cagarros no Quartel dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico.
Recorde-se que cerca de 75% da população mundial de cagarros nidifica nos Açores, estimando-se a existência de 188 mil casais reprodutores, o que torna vital a sua conservação e proteção no arquipélago.
MTop | Foto: OMA
|