Bloco de Esquerda acusa Governo Regional de abandonar São Jorge em favor de 'guerras internas'

🕒 2026-05-13


O deputado do Bloco de Esquerda, António Lima, encerrou hoje uma visita de três dias à ilha de São Jorge com duras críticas à governação da coligação PSD, CDS e PPM.


Segundo o parlamentar, o executivo está “mais preocupado com a sua guerrilha interna“ do que com a resolução de problemas estruturais que se arrastam há anos na ilha, nomeadamente nas áreas da saúde, transportes e respostas sociais.

António Lima apontou como “caso exemplar“ desta paralisia a situação da creche da Santa Casa da Misericórdia de Velas. A instituição funciona de forma provisória num edifício escolar desde a crise sísmica de 2022, mas, quatro anos depois, ainda não existe previsão para o início das obras de requalificação. O deputado ironizou as recentes críticas de deputados do CDS sobre este atraso, lembrando que a tutela da Solidariedade Social tem estado precisamente nas mãos de dirigentes desse partido.

Durante os contactos com a população e instituições, o Bloco registou queixas generalizadas sobre a falta de acessibilidade aérea e as dificuldades no acesso a cuidados de saúde. António Lima lamentou ainda que o Governo Regional continue sem reagendar a visita estatutária à ilha, afirmando que o executivo parece sentir-se “confortável“ em não ir a São Jorge para evitar ouvir as reclamações dos cidadãos.

Para o deputado bloquista, existe uma “clara desilusão“ entre os jorgenses, defendendo que o enorme potencial da ilha está a ser desperdiçado por um governo que “olha apenas para si próprio“ em vez de responder às necessidades das pessoas.




MTop | Foto: BE-A


PUB
PUB







Rádio MTop © 2026 | Fala Connosco | Ficha Técnica | Estatuto Editorial | Política de Privacidade

powered by Tecpromo