Bispo de Angra alerta para perigos da inteligência artificial e apela a jornalismo 'mais humano'

🕒 2026-05-13


No âmbito do 60.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, reuniu-se com jornalistas e profissionais do setor para deixar um alerta sobre os riscos da desinformação e do uso descontrolado da inteligência artificial. O prelado defendeu que, num mundo marcado por algoritmos, os jornalistas são “fundamentais“ por fazerem uma interpretação autêntica da realidade.


D. Armando Esteves Domingues manifestou preocupação com o aumento dos discursos de ódio e a dificuldade crescente em distinguir a verdade, defendendo a urgência de uma maior literacia mediática. Para o Bispo de Angra, a sociedade atual precisa de “descodificadores de verdade“ e apelou a uma comunicação que promova o encontro e a esperança, em vez de “atormentar ou condenar“.

O encontro contou também com a reflexão do jornalista Osvaldo Cabral, que analisou o percurso dos últimos seis pontificados no campo da comunicação. O antigo diretor da RTP Açores destacou a visão da Igreja desde João Paulo II até ao atual Papa Leão XIV, sublinhando o esforço constante para “humanizar o progresso tecnológico“.

Osvaldo Cabral alertou ainda para os riscos das “bolhas digitais“ e para a necessidade de o jornalismo manter o compromisso com a clareza e a defesa dos mais frágeis, recuperando a centralidade da pessoa no ambiente digital.




MTop | Foto: Igreja Açores/CR


PUB
PUB







Rádio MTop © 2026 | Fala Connosco | Ficha Técnica | Estatuto Editorial | Política de Privacidade

powered by Tecpromo