Ordem dos Médicos defende 'oportunidade histórica' para novo Hospital em Ponta Delgada

🕒 2026-05-12


A Ordem dos Médicos nos Açores defendeu hoje, através de uma carta aberta, que a reabilitação do Hospital do Divino Espírito Santo é uma “oportunidade histórica“ para dotar a região de uma infraestrutura moderna e resiliente.


Para o Conselho Médico da Secção Regional, a intervenção no maior hospital do arquipélago, após o incêndio de maio de 2024, não pode ser vista como uma mera reparação, mas sim como uma obrigação técnica e ética para com os doentes.

O organismo manifestou preocupação com o que classifica de “desinformação e instrumentalização política“ em torno do projeto de reabilitação. A Ordem sublinha que a modernização do hospital de Ponta Delgada não deve ser reduzida a disputas partidárias ou a rivalidades entre ilhas, reforçando que investir na qualificação desta unidade não significa diminuir a importância de outras infraestruturas de saúde na região.

Recorde-se que a Comissão de Análise do Plano Funcional para o novo HDES já propôs que a infraestrutura requalificada tenha uma área clínica ampliada e uma capacidade para 600 camas. Para os médicos, esta atualização é fundamental para corrigir fragilidades estruturais antigas e adaptar o hospital às exigências da medicina do século XXI.




MTop | Foto: HDES


PUB
PUB







Rádio MTop © 2026 | Fala Connosco | Ficha Técnica | Estatuto Editorial | Política de Privacidade

powered by Tecpromo